Allen Frances no Brasil

Lembram-se do Allen Frances, citado no livro "Você é a Cura"?

Psiquiatra americano, famoso por ter coordenado o grupo de trabalho que produziu a 4ª revisão do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico), a famosa "Bíblia da Psiquiatria" e que, em entrevistas afirmou que a maior parte das doenças contidas nessa "Bíblia" foram inventadas a partir de características e sentimentos naturais.

Nossa querida amiga Sheila Scolari, representando J. F. Araújo, esteve hoje no IPUB – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro prestigiando a Mesa-Redonda: "A clínica contemporânea e a medicalização da vida". Por ocasião do lançamento do livro Saving normal (Voltando ao normal), no Brasil, o evento contou com a presença de seu autor, ele, o professor Allen Frances (Duke University).

Allen propôs uma reflexão sobre os limites tênues entre o normal e o patológico e teceu, sobretudo, uma autocrítica contundente sobre o impacto do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Ao final dos trabalhos Sheila presenteou Allen com um livro “YOU ARE THE CURE: STOP INVENTED DISEASES” e recebeu de Allen, um autógrafo para J.F. Araújo no livro de seu lançamento, que diz:

Para José. Estou ansioso para ler seu livro. Frances, Allen.” (Tradução da dedicatória)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square